Estudo clínico randomizado do exercício e nutrição ao término da quimioterapia e resposta patológica completa em mulheres com câncer de mama: Estilo de vida, exercício e nutrição logo após o diagnóstico.

Atualizado em 21/09/2023

DOI: 10.1200/JCO.23.00871 - Journal of Clinical Oncology, 01 de setembro de 2023.


A quimioterapia moderna tem contribuído para a redução na mortalidade por câncer de mama não metastático, e a realização das doses e ciclos completos são um importante fator para melhorar esses resultados.


Estudos observacionais têm demostrado que a prática de atividade física e dieta saudável também são associados a menor mortalidade por câncer de mama. Porém, na ocasião do diagnóstico, muitas pacientes referem baixos níveis de atividade física e dieta pouco saudável, os quais tendem a piorar com o início do tratamento.


O estudo LEANer foi um ensaio clínico randomizado de dois braços que comparou cuidado usual versus intervenção em nutrição e atividade física, avaliados após o término da quimioterapia. O desfecho primário foi a intensidade de dose relativa (RDI), que é a razão entre a dose administrada e a dose planejada. O desfecho secundário foi a resposta patológica completa (PCR).


Foram incluídas mulheres diagnosticadas com câncer de mama estádios I a III, com indicação de quimioterapia, capazes de caminhar, que referiam menos de 150 min de atividade física por semana e com ingesta inferior a 7 frutas ou vegetais por dia. As pacientes foram recrutadas entre 2018 e 2021 em dois centros americanos, Yale e Dana-Farber. Os questionários foram aplicados antes da randomização e após o término da quimioterapia.


O grupo intervenção foi estimulado a realizar ≥150min de atividade física moderada a vigorosa por semana ou ≥75 min de atividade vigorosa associados a treinamento resistido duas vezes por semana. As orientações nutricionais foram baseadas em uma dieta rica em vegetais, frutas e fibras, com redução de carnes vermelhas, comida processada e até uma dose de álcool por dia. O aconselhamento era realizado pessoalmente, por telefone ou por vídeo em sessões de 30 minutos.


Foram incluídas 173 mulheres, 87 delas alocadas no grupo intervenção e 86 no grupo controle. As características foram similares entre os grupos, com média de idade de 53 anos e IMC médio de 29Kg/m2. As pacientes aconselhadas reportaram aumento do volume de atividade física em 143min ± 119min/semana, comparados com 47 ± 99 min/semana no grupo controle. Além disso, 70% das pacientes do grupo intervenção reportaram treinamento de força durante a quimioterapia, versus 7% no grupo controle. O grupo intervenção também reportou aumento significativo no consumo de frutas e vegetais (p<0,01).


Não houve diferença na dose relativa entregue de quimioterapia entre os grupos. Entre as 72 mulheres que receberam neoadjuvância, o grupo intervenção apresentou taxas significativamente maiores de PCR (53%) versus 28% no grupo controle (p=0,37), principalmente no subtipo luminal. Baseados em estudos preliminares, os autores sugerem que o exercício físico pode alterar a expressão gênica em tumores de mama e reduzir a hipóxia no microambiente tumoral, facilitando a entrega da quimioterapia.


Porém, apesar dos achados interessantes com relação a maiores taxas de resposta completa nas pacientes do grupo atividade física, trata-se de um desfecho secundário em estudo preliminar e gerador de hipóteses, com dados colhidos em forma de questionários.


A recomendação mais atual da ASCO, publicada em 2022, é de que as pacientes pratiquem atividade física durante todo o tratamento, baseado nas evidências de melhora cardiorrespiratória, força, fatiga e qualidade de vida.


Recomendação de leitura:

  1. Ligibel JA, Bohlke K, May AM, et al: Exercise, diet and weight management during cancer treatment: ASCO Guideline. J Clin Oncol 49:2491-2507, 2022.
  2. Sanft T, Harrigan M, McGowan C, Cartmel B, Zupa M, Li FY, Ferrucci LM, Puklin L, Cao A, Nguyen TH, Neuhouser ML. Randomized Trial of Exercise and Nutrition on Chemotherapy Completion and Pathologic Complete Response in Women With Breast Cancer: The Lifestyle, Exercise, and Nutrition Early After Diagnosis Study. Journal of Clinical Oncology. 2023 Sep:JCO-23.
  3. Atividade Física e Câncer: Recomendações para Prevenção e Controle / Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC – São Paulo: SBOC, 2022.


Autor(a)

Leonardo Fleury Orlandini
Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Ribeirão Preto;

Mastologista na Rede Brasil de Oncologia- Santa Casa de Ourinhos; Membro da Comissão de Educação Continuada da SBM-SP.