Aleitamento Materno e Cirurgia Plástica das Mamas

Atualizado em 16/08/2023

A cirurgia de redução das mamas interfere na amamentação?


Na maioria das vezes sim. Dependendo da técnica, da quantidade de tecido mamário removido, a produção do leite durante a amamentação será afetada, ou seja, será diminuída. Quando há remoção do parênquima mamário inferior com preservação da coluna central não há tanto impacto na produção do leite quando comparada com as técnicas de remoção do parênquima central e subareolar, local em que há maior quantidade de ductos; uma vez removidos, menor a chance de amamentação.


 A cirurgia de aumento das mamas com próteses pode prejudicar a amamentação?


Sim, mas não quer dizer que impede a amamentação.


Durante a gestação, há uma modificação das mamas no sentido de prepará-las para a lactação; então há um aumento do volume mamário, há um crescimento da aréola e do mamilo, há uma proliferação e especialização de ductos lactíferos e do sistema glandular, crescimento dos alvéolos, lóbulos e lobos.


Com a prótese, isso pode impactar negativamente nesse processo e causar um efeito inibitório na produção do leite. Além do mais, dependendo da técnica cirúrgica, pode ocorrer lesão ductal em todo o trajeto do parênquima, e ocasionar fibrose cicatricial e obstrução de ductos.

 

Quais são as possíveis complicações da amamentação na mama operada, seja por estética ou não?


Dor, mastite, produção diminuída  do leite, ingurgitamento obstrutivo, inversão do mamilo

 

Como mastologista, qual a sua orientação à futura lactante que sonha em amamentar?

Esclareço sobre os prós e contra do procedimento cirúrgico e da amamentação. Explico que é possível amamentar após uma cirurgia da mama, talvez não será exclusivamente, terá que complementar com fórmula, tudo vai depender do tipo da cirurgia, do tipo da incisão, da quantidade de tecido removido.


Questiono a paciente do quão é importante amamentar seu filho, se usar complemento, não trará o sentimento de frustração, culpa.


Na maioria das vezes, principalmente as mulheres que querem realizar cirurgia estética, ainda não pensam na maternidade, no aleitamento, e cabe ao médico alertá-las sobre essa questão.

Autor(a)

Rafaela Cecílio Sahium
Mastologista e Ginecologista

Membro da Comissão de Aleitamento Materno da SBM Regional São Paulo.